“Onde deixarei meu coração”, de Sarra Manning

download

 

“Les temps sont durs pour les réveurs…”

“Os tempos estão difíceis para os sonhadores…”

Este livro é um YA, mas antes que você pense que é uma simples história de adolescente em crise, saiba que ele tem muita coisa previsível, mas tem também muita coisa surpreendente. Esta é a história de Bea. Uma garota de 17 anos que mora em Londres e é apaixonada por Paris. Sua mãe, de 34 anos, ficou gravida de Bea aos 17 e por isso quer se certificar de que sua filha não cometa os mesmos erros que ela na adolescência.

A fissura de Bea por Paris se dá porque ela não conhece seu pai, e tudo que sabemos no livro até então, é o que sua mãe conta: um parisiense que voltou para a França assim que o teste de gravidez deu positivo e ele nunca mais voltou. Mas Bea acha que tem esse lado parisiense dentro dela também, e por isso frequenta aulas de francês e coleciona objetos e é fã de tudo que remete à França. No desenrolar da história, uma ex-amiga de Bea volta a falar com ela e começa a chama-lá para andar com seu mais novo grupinho, incluindo a garota mais popular do colégio. De certa forma, isso faz com que Bea se sinta especial, já que ela se acha a pessoa mais sem graça do mundo.

Durante as saídas de Bea com essa nova galera, ela vê novas amizades e nas férias, mesmo com sua mãe não gostando da ideia, as mesmas meninas, as populares, fazem questão de que Bea vá com elas para uma praia na Espanha. É claro que não era só a simples amizade de Bea que elas queriam. É nesse ponto do livro que dá para diferenciar esse YA dos outros. A reação da protagonista diante tudo o que acontece com ela na Espanha, a faz parecer nossa heroína. Bea simplesmente decide abandonar tudo e ir para a França, a Paris, a conhecer seu pai que ela não sabe nem o nome mas que está determinada mesmo assim.

Acontece que, como dá para perceber, tem romance no livro e é durante a ida de Bea à França que eles se conhecem, junto de um grupo de amigos americanos que salvaram as férias de Bea. Christopher (Toph) é simplesmente a dose de realidade que nossa protagonista precisava. Uma nova Bea surge. Uma Bea determinada, firme e confiante nela mesma e… Qualquer coisa que eu contar a mais agora vai ser spoiler, então corra e compre o livro!

“Onde deixarei meu coração” foi escrito por Sarra Manning, publicado originalmente na Grã Bretanha em 2010 com o título de “Nobody’s girl”. No Brasil, foi publicado no segundo semestre de 2014 pela Galera Record. Ele tem coisas até clichês, e se tratando de um romance adolescente, me surpreendeu e muito. Eu fiquei chateada com umas coisinhas que pra mim não tinham necessidade, ou até mesmo um ou outro palavreado mais “chulo” do nada. Mas isso não tira o mérito de bom livro. Cita filmes, livros, autores e livrarias famosas. Este livro me encantou. É a própria protagonista que narra a história a autora soube muito bem nos mostrar a Paris de Bea. Eu também me senti em Paris. Até surgiu a vontade de estar na Pont Neuf, apreciando o rio Sena…

les_temps_sont_durs_by_scyiss-d4e5m62

Bonne lecture! Boa leitura!

Por Vitória Regina

Anúncios

3 comentários em ““Onde deixarei meu coração”, de Sarra Manning

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s