Leituras VS. Estudos

     Olá, leitores!

     Há menos de um mês voltaram as minhas aulas da faculdade e nesse semestre comecei a fazer curso de inglês, e aí com tanto conteúdo para estudar, eu percebi que já estava sem tempo para minhas leituras não-acadêmicas. Primeiro, meu problema era comprar mais livros e não ler os que já tinha, mas parei de comprar e fiz a tbr jar pra me ajudar a escolher as próximas leituras. Só que eu não contava com o desafio do tempo…

     Eu venho tentando um método que eu já tentei fazer na época do colégio e não era muito eficaz, mas agora a rotina é outra, então, por que não? São 3 pequenas dicas para não deixar de lado nem os estudos da faculdade/escola/cursinho e nem as nossas outras leituras.

RELÓGIO

 

     1. TENTE ORGANIZAR SEU TEMPO

    Um dos maiores problemas quando eu comecei a faculdade foi me organizar. Primeiro, porque eu não estava acostumada a estudar pela noite, já que sempre estudei pela manhã na escola. O legal é que você reserve um tempo do seu dia para cada coisa que você for fazer. Estipule horários para seus estudos; esporte ou alguma outra atividade que você faça; outras leituras… Ah, para dormir também. A noite foi feita para dormir, o dia para produzir (mesmo que você seja uma corujinha como eu e tenha insônia, estipule horários). Mas sem pressão, hein? Não tente cobrar muito de você mesmo e nem seja rigoroso demais em relação a um horário exato, porque aí game over pro seu método, que vai ficar muito chato de cumprir.

     2. ACUMULAÇÃO: Desista

     Uma coisa de cada vez. Se tem um troço que não dá certo é acumular matéria. Se você está com material pendente para estudar, vá colocando em dia aproveitando as brechas nos horários e no final de semana. Infelizmente a gente tem que abrir mão de umas coisinhas, né? =/                                            Pronto. Agora que você já não tem mais material pendente… POR FAVOR, NÃO FAÇA ISSO NOVAMENTE! Aí sim você terá tempo para ler e não vai precisar estudar aos domingos. Aliás, domingo não é dia de estudar. Todos precisamos de uma pausa… Se você estuda pela manhã, dê uma lida pela tarde no que o professor explicou. Se estuda à noite, faça isso no outro dia pela manhã, ou na madrugada (confesso que tenho maior concentração), mas só se você puder compensar as horas de sono.

     3. CAPÍTULO POR CAPÍTULO

     Se a disputa do seu tempo de estudos contra suas leituras for muito grande, escolha 1 livro por vez no lugar de ler vários paralelamente e se conforme com o esquema step by step. Pelo menos antes de dormir ou no horário que você determinar, leia 1 capítulo (ou mais). O importante é não deixar totalmente de ler. Você também pode aproveitar os livros deixando tarefas chatas mais agradáveis: tenha sempre um livro na bolsa e fique feliz na fila do supermercado, do banco ou na sala de espera do hospital. Para isso, você também pode recorrer ao e-book.

     Enfim, é isso. Espero que tenha ajudado.

     Bons estudos e boas leituras! 🙂

 Vitória Regina
Deixe um comentário

