Você cheira livros?

      É muito comum as pessoas que gostam de conversar comigo sobre livros falarem que AMAM cheirar livro. Mas, cá pra nós, é realmente um aroma muito bom. Tem gente que é apaixonada por cheiro de livro antigo – talvez seja que nem vinho: quanto mais velho, melhor. Eu sou meio do contra; eu tenho uma sensação incrível quando chega livro novo e eu fico lá cheirando e cheirando aquelas páginas como se não houvesse amanhã. Talvez meu subconsciente ache que isso acaba ajudando a gostar mais do livro.

      Uma vez vi uma professora comentando que as pessoas se apaixonam pelo cheiro. E isso faz sentido com os livros. Editoras diferentes, diferentes tipos de página, aromas diferentes. Acaba que toda vez que eu sinto um cheiro de outro livro da mesma editora fico tendo flashes de memória com histórias que li anteriormente.

      Eu estava pesquisando para tentar entender qual é o real motivo que leva uma pessoa a ficar cheirando páginas loucamente como yo, e acabei vendo no titio Google e no Blog Literatortura, que fizeram um estudo químico que constatou que o perfume viciante vem de uma mistura dos componentes sujeitos a fenômenos naturais, e que na verdade o cheiro que a gente sente é algo ácido, mofado e misturado ao cheiro de baunilha. (Sei não, mas… não parece ser tão legal desse ponto de vista).

      O caso é que ainda não consegui desvendar o que de fato tanto nos atrai nesse cheiro e estou até agora na curiosidade. Mas irei procurar mais e tentar pesquisar.

      E você, também cheira livros? E por que? Deixe seu comentário abaixo dizendo se sim, ou outras manias relacionadas à leitura. Grande beijo e até a próxima!!

Imagem

Por Vitória Regina

Link do post sobre cheiro de livros no Blog Literatortura: http://literatortura.com/2012/04/de-onde-vem-o-cheiro-dos-livros/

4 comentários em “Você cheira livros?

  1. Sim! Eu também já havia pesquisado isso, risos’ e descobri que é por causa da lignina, já tem até um livro publicado nos E.U.A. que é intitulado “Perfumes de A a Z” Luca Turin e Tania Sanchez. que explicam o que é a lignina:

    “A lignina, a substância que impede que todas as árvores se curvem, é um polímero feito de unidades que são proximamente relacionadas à vanilina. Quando transformada em papel e conservada por anos, ela cheira bem.”

    E o caso de livros cheirarem tão bem assim já levou a um estilista a lançar um PERFUME COM CHEIRO DE LIVRO! materia aqui—> http://vivabem.band.uol.com.br/beleza/noticia/?id=100000508101

Deixe um comentário

